Na esteira do terrível tiroteio na sede do jornal "satírico francês" Charlie Hebdo, ilustradores e cartunistas de todo o mundo se unem em solidariedade com os 12 artistas e pessoas comuns que morreram naquele evento, fazendo o que eles fazem de melhor - desenhos animados de desenho que expressar seus pensamentos e emoções de maneira mais eloquente do que as palavras jamais poderia.
Suas mensagens variam de raiva e rebeldia para pesar e esperança, mas há uma linha comum. É claro que, a seus olhos, as pessoas no Charlie Hebdo morreram como mártires que defenderam a liberdade de expressão e de imprensa, que são alguns dos elementos centrais de uma sociedade livre.
Eu sei que a liberdade de expressão ainda é uma ilusão, até mesmo em nosso país. Mas acho válido lutar por ela!
Tenho lido divergências sobre o assunto nas rede sociais, algumas chegam até assustar! Mas enfim, segue as homenagens, belo trabalho!
Créditos de imagem: David Papa
2. Ontem, Hoje, Amanhã
Créditos de imagem: Lucille Clerc
3.
Créditos de imagem: Il Giornaleo
4. Imparável Charlie Hebdo
Créditos de imagem: Joep BERTRAMS
5.
Créditos de imagem: Ruben L. Oppenheimer
6. Temos vingado você
Créditos de imagem: David Fitzsimmons
7.
Créditos de imagem: Rob Tornøe
8.
Créditos de imagem: The Independent
9. Ele chamou pela primeira vez
Créditos de imagem: Rafael Mantesso
10. Sou Charlie
Créditos de imagem: Jamesuary
11. Ah, não, não lhes
NOTA DO EDITOR: Charlie Hebdo frequentemente satirizado cristãos bem (Créditos de imagem:Tommy dessiné )
12.
Créditos de imagem: Ann Telnaes
13.
Créditos de imagem: JM Nieto
14. Mais Poder
Créditos de imagem: Mac Leod
15.
Créditos de imagem: Orgulloy Satisfação
16. Eles morreram pela liberdade de expressão
Créditos de imagem: Nono
17.
Créditos de imagem: Nate Beeler
18. Eu sou Charlie
Créditos de imagem: Magnus Shaw
19. Nunca!
Créditos de imagem: Coronel Jeuken
20.
Créditos de imagem: Carlos Latuff
21. O que sabemos fazer de melhor ...
Créditos de imagem: Dwane Powell
22.
Créditos de imagem: Ayesha Mattu
23. Sem humor estaremos todos mortos
Créditos de imagem: New York Times
24. O mundo tornou-se tão grave que o humor é uma profissão de risco
Créditos de imagem: Bernardo Erlich
25.
Créditos de imagem: Zero
26. O que é esta pequena arma?
Créditos de imagem: Satish Acharya
Oi Violett.
ResponderExcluirEu novamente.
Não podia deixar de comentar este artigo sobre a carnificina à liberdade de expressão. Tudo me chocou desde a primeira vez que vi a notícia. Porém, houve uma entrevista dada - não pelos dois irmãos mas por um rapaz de cor - que matou três pessoas num supermercado e matou uma agente de polícia. O que me arrepiou foi a maneira como ele respondia às perguntas do entrevistador da rádio. Respondia que estava encarregue de matar o maior número de pessoas naquele supermercado. Estas palavras foram ditas com o maior à vontade, como se, em vez de dar uma entrevista sobre o assunto (Morte), estivesse a falar de qualquer coisa banal: almoçar, sair com os amigos, etc. E a sua maneira e expressão revoltaram-me e arrepiaram-me. E eu pergunto? Como é que apenas três homens conseguem espalhar o terror pelo Mundo Inteiro? Tenho visto entrevistas em França e algumas pessoas dizem que têm medo de sair à rua! Que tristeza! Que revolta! E, contra o terrorismo, parece que ninguém pode fazer nada! É claro que, no meu entender, a manifestação em Paris, no Domingo seguinte, mostrou que o povo quando está unido, nada o destrói. Também sei que as autoridades estão a fazer tudo o que está ao seu alcance. Porém, penso que nunca poderemos dizer que estamos ao abrigo.
Gostei muito das imagens que colocou no seu artigo. Todas elas representam a liberdade de expressão. Sem ela, o ser humano vê a sua liberdade reduzida a zero.
Que Deus tenha piedade daqueles que mataram. Para os que morreram em nome da liberdade de expressão, que Deus faça com que a sua morte não tenha sido em vão. E que estejam junto do Grande Deus que tudo vê e tudo comanda. Temos que ter fé e esperança num futuro melhor e mais justo.
O ser humano veio ao Mundo para ser feliz. Porém, o próprio ser humano pode, num segundo, destruir essa felicidade para sempre.
Paz à Alma de todos os que faleceram em nome da liberdade.
Grande abraço pra você e um bom final de semana.