A data chamada de Black Friday (Sexta-feira Negra, em tradução livre) é o dia que marca a promoção em massa dos varejistas dos Estados Unidos, renovando seu estoque para as vendas de final de ano. No Brasil, a data começou a ser “celebrada” em 2010. Ela sempre ocorre um dia seguinte ao feriado de Ações de Graças, comemorado nos Estados Unidos, geralmente entre a penúltima e última sexta-feira de novembro, nesse ano dia 28 de novembro.
Nesta semana haverá muitas propagandas dizendo que é uma ótima oportunidade de compras para inúmeros produtos e serviços, mas não é bem isso que experimentamos na ultima edição.
Exemplos de como esta "Black Fraude" torturou os internautas, ano passado:
- Sites Fora do Ar (Proposital, você nunca conseguirá finalizar "aquela" sua compra)
- Links Falsos (Divulgam produtos que na realidade, não existem)
- Preços Curingas (Você clica no preço baixo, quando abre o produto: Uma frase desculpe o desconto acabou, somente o preço original)
- Preços Falsos (Durante a semana a loja sobem o preço, para "diminuir" durante o black Friday)
- Preços Idênticos (O lojista diz que o valor era 5x maior e o preço está idêntico ao da semana inteira)
- Fretes com preços absurdos, que até mesmo cobrem o "tal" desconto.
Claro, que um anuncio extremamente chamativo e uma falsa promoção são táticas desonestas dos comerciantes, mas somos incentivados a ser consumistas o ano inteiro, não apenas a #blackFriday, é preciso ter bastante cuidado na hora de cair nestas furadas!
Uma forma simples de saber se os produtos estão com preços realmente promocionais e fazer lista do que se pretende comprar e fazer um pesquisa de preços em pelo menos três estabelecimentos diferentes, com antecedência de pelo menos duas semanas.
No entanto, mesmo com ofertas reais, deve-se tomar muito cuidado com as compras para não exceder o orçamento e muito menos se arrepender depois.
E é claro algumas dicas para ajudar a galera consumista a não se endividar e não cair em armadilhas:
- Evite comprar por impulso para não comprometer o orçamento com gastos desnecessários;
- No caso de aquisição de um serviço, atenção às cláusulas do contrato.
- Confira se o site possui dados da loja como razão social, CNPJ, endereço, telefone fixo e outras formas de contato, além do e-mail
- Desconfie de preços muito baixos
- Imprima ou salve em seu computador as imagens da tela com todos os passos da compra para ter provas de que ela foi feita
- Uma vez que a empresa prometeu desconto em determinado produto, a oferta deve ser cumprida conforme a veiculação
- O consumidor só deve assinar o documento de recebimento do produto após examiná-lo. Havendo irregularidades, relacione-as para justificar o não recebimento
- Prefira as lojas com o selo de qualidade “Black Friday Legal”, que identificará as empresas que aceitaram cumprir o código de ética do evento, que proíbe falsas ofertas e exige a identificação correta dos produtos em promoção.
- Não hesite em procurar a loja no RECLAME AQUI, lá tem muitas opiniões e experiência de vários consumidores com diversas lojas e produtos.
O procon divulgou uma "lista negra" de sites que devem ser evitados: Lista Negra
Mas vale lembrar que sites famosos, que muitas vezes já compramos, também nos fazem vítimas de armadilhas do marketing enganoso. E se acontecer o inesperado, você pode ter uma alternativa para resolver problemas, em junho deste ano foi lançado o site consumidor.gov.br, no qual é possível registrar queixas de consumo.
Pesquise direitinho! Seja Consciente.
boas compras, sexta! :D
Olá Minha Flor!!
ResponderExcluirAdorei as dicas, a gente tem que ficar atento mesmo, porque acabamos nos empolgando com a promoções e as vezes somos enganadas.
Um Beijo Minha Flor!!
Carol e Camila :*
http://vamospapear-camilaecarol.blogspot.com.br/