Hoje é o Dia Mundial do Macarrão!

 E quem é que não gosta de um belo macarrão? A combinação de uma massa fresquinha e um molho delicioso nasceu na Itália, mas não há como negar que sua fama tenha se espalhado pelo mundo todo. Por ser considerado um dos patrimônios da gastronomia italiana, o macarrão ganhou um dia só para ele.

De acordo com o site da Abima – Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias, a data foi instituída no dia 25 de outubro de 1995, durante o I Congresso Mundial do Macarrão, que foi realizado em Roma, na Itália, e reuniu os principais fabricantes de massas do mundo.

Desde então a data é comemorada com o objetivo de divulgar o prato e aumentar ainda mais o seu consumo ao redor do planeta. Para celebrarmos a data em grande estilo, conversamos com o chef de cozinha Paulo Machado, professor de gastronomia e proprietário do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado, que nos conta um pouco mais sobre a história do prato e ainda deixa receitas deliciosas para que você também possa celebrar em casa.

Um pouco de história


O chef Paulo Machado começa nos explicando que a gastronomia italiana pode ser considerada uma das mais ricas do mundo. E isso se deve principalmente à quantidade de ingredientes característicos da cozinha típica e regional do país.
No entanto, essa vasta gama de opções culinárias presente na Itália não surgiu do dia para a noite. O especialista ressalta que esse processo é uma consequência da passagem de vários povos pela península itálica através dos séculos, sendo que cada um deles imprimiu um pouco da sua cultura e apresentou novos elementos que hoje compõem uma das culinárias mais apreciadas em todo o mundo.
Os árabes, que surgiram a partir do século IX e têm grande influência na Sicília, contribuíram com o açúcar, o arroz, a canela, o açafrão e a berinjela, além de introduzir técnicas de produção de figos secos e uvas passas. Os espanhóis também contribuíram trazendo produtos originários da América, como o tomate, a batata, o feijão, o milho, o cacau, o rum e o café. Já os franceses agregaram os derivados de leite à culinária italiana e ensinaram aos cozinheiros da península formas mais refinadas de apresentar os pratos.
Paulo Machado ressalta que os imigrantes que se espalharam por diferentes partes do mundo a partir de 1900 foram os principais responsáveis pela divulgação da cultura e da culinária italiana. Os napolitanos – imigrantes da cidade de Nápoles – merecem destaque por levarem a pizza e o espaguete ao sugo para muito além do Mediterrâneo e permitir que esses pratos fossem apreciados em novos lugares.

Conhecendo melhor o macarrão

As diferentes formas das massas italianas são praticamente incontáveis, mas, basicamente existem duas técnicas de produção que valem para grande parte delas. O chef Paulo Machado nos explica que a versão industrializada é seca e costuma ser feita a partir de água e farinha. Já a versão da massa caseira – que também chamamos de fresca – também é feita com farinha, mas troca a água pelos ovos.
Por serem produzidas com ingredientes e técnicas diferentes, cada tipo de massa têm uma textura e consistência especial, pedem maneiras de preparo específicas e combinam melhor com determinados tipos de molho.
Os famosos espaguete, fusilli, penne, rigatoni e muitas outras massas tradicionais se encaixam na categoria de massas industrializadas. As massas de maior qualidade são produzidas através de processos mais lentos. O chef nos explica que é preciso trabalhar cuidadosamente a massa, prensá-la lentamente e deixar que seque completamente de maneira natural antes de ser embalada.
Paulo Machado aponta que os macarrões industrializados de boa qualidade são ideais para molhos à base de manteiga ou opções que levam azeite de oliva.

Receitas selecionadas

Depois de conhecer a história do macarrão, nada melhor do que saborear essa iguaria. Por isso, separamos três receitas especiais para você comemorar o Dia Mundial do Macarrão na sua casa. São opções simples e deliciosas que podem deixar o seu dia ainda mais gostoso. Confira!

Massa de macarrão italiano

Para aqueles que realmente são apaixonados por macarrão, essa é uma receita de massa caseira que pode ser utilizada com diferentes tipos de molhos para almoços e jantares muito especiais.

Ingredientes:
  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 100 gramas de semolina para polvilhar
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 5 ovos
Modo de preparo:
Coloque a farinha de trigo em um recipiente, abra uma cavidade no centro da farinha e adicione os ovos. Misture a massa até ficar homogênea e elástica. Embrulhe a massa em plástico-filme e deixe descansar por uma hora na geladeira. Retire a massa, corte em pedaços e passe pelo rolo liso da máquina de macarrão até atingir a espessura de 2 milímetros. Em seguida, passe pelo cortador de macarrão na medida desejada. Se necessário, polvilhe um pouco de semolina para que a massa não grude na máquina. Em uma panela, coloque água e uma colher de sopa de azeite. Após a fervura acrescente o macarrão e deixe cozinhar até atingir o ponto desejado. Adicione o molho de sua preferência e sirva em seguida.

Créditos:Uol.com.br
    Comente com sua conta Google
    Comente com sua conta Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é super importante para desenvolvimento e ânimo deste blog.
Comente :)