Você sabe o que é Tolueno?


Esse é o tipo de informação que deveria ser de conhecimento público, mas muita gente prefere ignorar…Se tiver interesse aqui segue uma explicação rápida:

"é um hidrocarboneto aromático, inflamável, incolor, volátil, de odor característico e altamente danoso à saúde se ingerido ou inalado" . Ele é comumente utilizado como solvente em colas e tintas, mas seu uso não se restringe apenas a esse fim. (cola de sapateiro). O tolueno também está presente em colas, gasolina, tintas, removedores, agentes de limpeza, fumaça do cigarro e cosméticos.

O sistema respiratório é a principal via de exposição ao tolueno, pois ao ser inalado, ele é rapidamente conduzido aos pulmões e difundido para a corrente sanguínea.

Os riscos dependem da intensidade da exposição ao tolueno. Em menor grau, pode ocorrer irritação dos olhos e garganta. Em algumas pessoas, pode provocar processos alérgicos pelo contato com a pele ou pela inalação. Efeitos de intoxicação, como cefaleia, confusão e tonturas podem ocorrer se a exposição for longa.

Sabe-se ainda que o tolueno pode levar à dependência. Ele é um depressor do sistema nervoso central (SNC), e tem um processo semelhante ao que ocorre com a ingestão de álcool.

Com doses abusivas, pode-se observar sintomas mais graves, como náusea, anorexia, confusão, hilariedade, perda do autocontrole, perdas momentâneas de memória, nervosismo, fadiga muscular, insônia e até efeitos de intoxicação aguda, como alucinações, desorientação e, em doses abusivas, pode levar à narcose.

Agora imagina só esses gases sendo inalados por você enquanto faz suas unhas, ou pior, a manicure que tem contato direto com esse produto? Tolueno é um agente cancerígeno, tem muita gente que se importa porque tem alergia, mas esse é só o um dos problemas!!! 


Esse post na verdade serve  de alerta para que se passe a preferir produtos que não usem esse componente químico, que em outros países (Estados Unidos e outros da Europa) já é proibido, mas que ainda é amplamente usado no Brasil, já que ainda não houve nenhuma proibição ou mesmo restrição por parte da Anvisa nesses produtos. É só verificar atrás, nas embalagens sua composição química. Ele pode estar representado como metilbenzeno ou ainda com seu nome em inglês methybenzene.

Dicas:

Empresas que não usam tolueno: Avon, Colorama etc.

Empresas que usam: Revlon, Chanel etc. 
    Comente com sua conta Google
    Comente com sua conta Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é super importante para desenvolvimento e ânimo deste blog.
Comente :)