Brasil tem sua 5ª BLACK FRIDAY! Tome Cuidado!


A data chamada de Black Friday (Sexta-feira Negra, em tradução livre) é o dia que marca a promoção em massa dos varejistas dos Estados Unidos, renovando seu estoque para as vendas de final de ano. No Brasil, a data começou a ser “celebrada” em 2010. Ela sempre ocorre um dia seguinte ao feriado de Ações de Graças, comemorado nos Estados Unidos, geralmente entre a penúltima e última sexta-feira de novembro, nesse ano dia 28 de novembro.

Nesta semana haverá muitas propagandas dizendo que é uma ótima oportunidade de compras para inúmeros produtos e serviços, mas não é bem isso que experimentamos na ultima edição. 

Exemplos de como esta "Black Fraude" torturou os internautas, ano passado:

  1. Sites Fora do Ar (Proposital, você nunca conseguirá finalizar "aquela" sua compra)
  2. Links Falsos (Divulgam produtos que na realidade, não existem)
  3. Preços Curingas (Você clica no preço baixo, quando abre o produto: Uma frase desculpe o desconto acabou, somente o preço original)
  4. Preços Falsos (Durante a semana a loja sobem o preço, para "diminuir" durante o black Friday)
  5. Preços Idênticos (O lojista diz que o valor era 5x maior e o preço está idêntico ao da semana inteira)
  6. Fretes com preços absurdos, que até mesmo cobrem o "tal" desconto.
Claro, que um anuncio extremamente chamativo e uma falsa promoção são táticas desonestas dos comerciantes, mas somos incentivados a ser consumistas o ano inteiro, não apenas a #blackFriday, é preciso ter bastante cuidado na hora de cair nestas furadas! 

Uma forma simples de saber se os produtos estão com preços realmente promocionais e fazer lista do que se pretende comprar e fazer um pesquisa de preços em pelo menos três estabelecimentos diferentes, com antecedência de pelo menos duas semanas.

No entanto, mesmo com ofertas reais, deve-se tomar muito cuidado com as compras para não exceder o orçamento e muito menos se arrepender depois. 

E é claro algumas dicas para ajudar a galera consumista a não se endividar e não cair em armadilhas:
  1. Evite comprar por impulso para não comprometer o orçamento com gastos desnecessários;
  2. No caso de aquisição de um serviço, atenção às cláusulas do contrato.
  3. Confira se o site possui dados da loja como razão social, CNPJ, endereço, telefone fixo e outras formas de contato, além do e-mail
  4. Desconfie de preços muito baixos
  5. Imprima ou salve em seu computador as imagens da tela com todos os passos da compra para ter provas de que ela foi feita
  6. Uma vez que a empresa prometeu desconto em determinado produto, a oferta deve ser cumprida conforme a veiculação
  7. O consumidor só deve assinar o documento de recebimento do produto após examiná-lo. Havendo irregularidades, relacione-as para justificar o não recebimento
  8. Prefira as lojas com o selo de qualidade “Black Friday Legal”, que identificará as empresas que aceitaram cumprir o código de ética do evento, que proíbe falsas ofertas e exige a identificação correta dos produtos em promoção.
  9. Não hesite em procurar a loja no RECLAME AQUI, lá tem muitas opiniões e experiência de vários consumidores com diversas lojas e produtos.
O procon divulgou uma "lista negra" de sites que devem ser evitados: Lista Negra

Mas vale lembrar que sites famosos, que muitas vezes já compramos, também nos fazem vítimas de armadilhas do marketing enganoso. E se acontecer o inesperado,  você pode ter uma alternativa para resolver problemas, em junho deste ano foi lançado o site consumidor.gov.br, no qual é possível registrar queixas de consumo.

Pesquise direitinho! Seja Consciente.
boas compras, sexta! :D
    Comente com sua conta Google
    Comente com sua conta Facebook

1 comentários:

  1. Olá Minha Flor!!
    Adorei as dicas, a gente tem que ficar atento mesmo, porque acabamos nos empolgando com a promoções e as vezes somos enganadas.

    Um Beijo Minha Flor!!

    Carol e Camila :*

    http://vamospapear-camilaecarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

A sua opinião é super importante para desenvolvimento e ânimo deste blog.
Comente :)