Brinque mais com o seu filho


A criança tem direito ao descanso e lazer, ao divertimento e às atividades próprias da idade, bem como à livre participação na vida cultural e artística. Tudo isso é determinado pela Convenção sobre os Direitos da Criança, a Carta Magna para as crianças de todo o mundo, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1989. O trecho acima é a garantia daquela que deve ser a principal atividade das crianças: brincar.

As brincadeiras são a primeira forma de expressão das crianças, que começam ainda no útero, quando os bebês mexem as pernas, braços ou chupam os dedinhos na barriga da mãe.


Durante os primeiros anos de vida, brincar faz parte do desenvolvimento e é coisa séria: é por meio do brincar que a criança expressa o que sente e pensa a respeito de tudo ao seu redor. E é assim que constrói sua forma de ser e de estar no mundo.


Brincando, a criança se expressa, cria e reinventa sua realidade, faz escolhas e toma decisões, desenvolve sua criatividade e autonomia, pensa, experimenta, projeta, investiga, explora, compara, analisa, mede, classifica, calcula, deduz, cria, desenvolve e compreende o mundo e as pessoas ao seu redor.


O processo de socialização também se dá por meio da brincadeira. É por aí que a criança aprende a compartilhar, a respeitar o direito dos outros, a fazer amigos.


Para que ela se realize de forma plena, o adulto também tem um papel fundamental. Ele é o mediador, e deve participar quando convidado ou propor novas situações. É fundamental que os cuidadores dediquem algum tempo de seu dia para brincar com as crianças.


Além disso, é preciso que todo o adulto que se dispõe a brincar com uma criança se desfaça da tentativa de controlar a brincadeira, pois o controle, diferentemente da seriedade, se opõe ao verdadeiro ato de brincar.


Porém, apesar de toda a importância que o tema representa na vida das crianças, esse direito ainda não é garantido em muitos ambientes. O brincar precisa acontecer em casa e na escola de educação infantil, bem como em todos os ambientes em que uma criança estiver. As escolas precisam garantir que as crianças brinquem.


Na escola de educação infantil, ambiente em que muitas vezes o brincar é preterido em relação ao aprendizado de conteúdo acadêmico, é importante que as salas sejam organizadas em diferentes espaços, de forma a despertar o interesse pela brincadeira de todas as crianças.


Consultoria: Priscila Fernandes é psicóloga e coordenadora do programa Educação Infantil do Instituto C&A.

Credito:  Revista Pais e filhos. 
    Comente com sua conta Google
    Comente com sua conta Facebook

5 comentários:

  1. oown, meu sonho é ter um filho ! Vou brincar muuito com ele . Lindo post ;)
    beijinhos
    http://bhulago.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem? eu tenho um bebê de 7 meses e o deixo no tapete com seus brinquedos para se desenvolver e acaba eu e meu marido nos divertindo também.
    Assim como vc, também acho super importante a criança brincarem.
    Querida estou lhe seguindo, se puder faça uma visitinha no meu blog e nos segue.
    Um super beijo da Adelaine e do Pedro
    http://pedroantoniog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom quando estimulamos o desenvolvimento cognitivo das crianças explorado através das brincadeiras educativas!

    ResponderExcluir
  4. Olá,vim conhecer seu cantinho,amei e já estou super seguindo!
    Parabêns pelo Blog e muito sucesso pra ti!

    Te convido pra conhecer meu Blog e se gostar e puder seguir também,será muito bem vinda,sinta-se em casa!
    Beijinhos

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Lindo demais! ameii
    Querida quero te convidar a participar do sorteio que ta rolando lá no meu Blog...
    Os itens são a cara do verão... Flúo!
    Confira:

    http://blogfashiontips.blogspot.com.br/2012/11/sorteio-fluo-blog-fashion-tips.html

    Bj Bj <3

    ResponderExcluir

A sua opinião é super importante para desenvolvimento e ânimo deste blog.
Comente :)