Inverno: dar ou não, banhos em bebês?


Eis uma questão importante. A higiene do bebê é muito importante e previne doenças e também assaduras.
O banho do bebê é um momento que ele deve se prazeroso e seguro, com o frio a preparação do ambiente requer mais atenção.
O horário ideal deve ser definido pela mãe de acordo com sua disponibilidade, mas evite dar de manhã cedo ou a noite quando a temperatura está mais baixa.
O bebê deve tomar o banho após duas horas de sua mamada para evitar que fique enjoado ou com mal-estar.
A temperatura da água tem que ser morninha, levemente quente, para saber se a água está morna, mergulhe na água a parte de dentro do antebraço. Como nessa região do corpo, a pele é mais fininha, você vai sentir se a temperatura estiver boa.
A pele do bebê é muito sensível, pode ficar irritada ou ressecada mesmo usando-se sabonetes e xampus específicos. Segundo especialistas deve-se usar somente uma gotinha, apenas nas dobras do corpo, como pescoço, axilas, genitais e bumbum.
Pode-se optar por uma boa higienização com um algodão, sabonete e água morna. Devendo ser feita por etapas, tirando uma peça de cada vez e vestindo a peça limpa em seguida, e evitando que o bebê sinta frio.
Se possível deixar o local aquecido para evitar o choque do ar frio com a saída do banho. Fechar todas portas e janelas é fundamental.
A roupa que o bebê vai colocar deve estar por perto, já separada. Terminado o banho a mãe enrola o bebê rapidamente na toalha para depois colocar a roupinha.
Aqui em casa o Matheus nunca “matou” um banho, no verão eram dois ou três ao dia, e agora no inverno um mais ou menos 12h30, que é a hora que o pai chega e me ajuda, porque o guri tá grande e ele reclama se entra água nos olhos!!!!
No apartamento é bem bom, não acho muito frio, mas como é antigo a janela do banheiro não fecha ai improvisamos uma cortina e decidimos mês passado comprar um aquecedor Split que colocamos no banheiro.
Consideramos que foi um bom investimento pois o guri faz uma festa no banho, se diverte. Na hora de sair até reclama. E isso nos deixa felizes, pois é um hábito que queremos que ele goste sempre!

Roberta Soares
    Comente com sua conta Google
    Comente com sua conta Facebook

1 comentários:

  1. apesar de não ser mãe e nem ter bebe na família no momento, adorei a dica!
    e a foto dos bebes ta linda!
    haha

    beijos

    http://charmynail.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

A sua opinião é super importante para desenvolvimento e ânimo deste blog.
Comente :)