Chupeta; dar ou não para seu filho?

  
Esse é outro assunto que quando viramos mãe mudamos de pensamento!!!

A chupeta tem por finalidade suprir necessidade de sucção. Geralmente os nenês que mamam de maneira certa no peito da mãe nos primeiros dias recusam a chupeta. No inicio da vida do nenê o uso de chupeta pode atrapalhar e o mesmo confundir os bicos e há muitas mães que relatam o desmame na medida em que o nenê cresce a chupeta pode ser confortável, utilizada nos intervalos das mamadas, quando estiver agitado, mas o idela é usar o mínimo possível.

Alguns nenês gostam da chupeta pra dormir, não é indicado, pois o mesmo ficará acostumado e depois não vai querer dormir sem. 


O Aconselhável é o uso durante o dia. Elas podem ser de látex ou silicone (mais firmes e higiênicas e duram mais), são disponíveis em diversos tamanhos e deve-se fazer a escolha certa do tamanho que a criança irá utilizar.

Os problemas decorrentes do uso estão mais relacionados ao tempo do que da utilização: a literatura médica relata deformidades crânio-faciais (mordida cruzada, por exemplo) causadas pelo uso de chupetas. Se a criança parar de utilizar a chupeta antes dos dois anos de vida, a probabilidade de alterações físicas será muito pequena. Crianças que continuam a fazer uso dela além dos quatro anos de idade estão mais propícias a desenvolver deformidades que necessitem de correções.

A utilização da chupeta requer alguns cuidados especiais, é necessário evitar, por exemplo, que ela seja separada em partes menores que pudessem causar sufocação da criança. É recomendável esterilizá-la em água fervente nos primeiros seis meses de vida do nenê. Após esse período, pode-se lavar a chupeta apenas com sabão e água. Em hipótese alguma pendure cordões ao redor do pescoço do bebê a fim de segurar a chupeta, estes cordões são causas potenciais de estrangulamento ou ferimentos cortantes em região cervical.

Eu sempre fui contra chupeta, eu mesma não usei, logo já tinha isto decido que para o meu filho não pois bem, tudo mudou com o nascimento do Matheus. Ele só se acalmava chupando o dedo mindinho do papai. Eu comprei diversas chupetas (algumas caras) e nada. Recebi a indicação de minha prima,
Sthefani que tem dois filhos, de um modelo (bem baratinho) que imita o bico do seio e este ele adorou.

Ainda bem porque no dia seguinte o papai começava a trabalhar. Eu não estimulo a usar, dou quando ele vai dormir e ele larga durante a noite, então acho que não vai

E você deu chupeta pro seu bebê?


Roberta Soares
    Comente com sua conta Google
    Comente com sua conta Facebook

3 comentários:

  1. Adorei!!

    Aqui a chupeta estava tão vicio que retirei do Lucas há 6 meses,graças a Deus não tem feito falta para ele.

    Otimas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Eu trabalhei por dois anos em uma creche onde eu era cuidadora de crianças de até um ano.
    A pediatra que atendia os bebês falava pra nós que quanto mais cedo retirar a chupeta da criança é melhor.
    Se a criança insistir em continuar usando, só dar na hora do sono.
    Nunca oferecer a chupeta a criança que já tem mais de 6 meses, se ela pedir durante a hora da brincadeira ou de comer, distrair ela com algum objeto.
    Nós sempre fazíamos como ela pedia e dava certo.
    As vezes eu ficava com uma peninha de dizer não,mas ela dizia que a criança se desenvolve melhor sem chupeta. :)


    http://irmasdebeleza.blogspot.com.br/2012/09/parceria-penelope-charmosa-adesivos.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Roberta

    pela primeira vez por aqui e vim retribuir sua visitinha lá no DM.
    Dei sim chupeta a minha filhota que hoje tem 15 aninhos kkk Foi maravilhoso, somente dava a chupeta na hora de dormir e não tive nenhuma complicação na hora de tirar.
    Belo texto !!

    bjosss e boa terça.

    ResponderExcluir

A sua opinião é super importante para desenvolvimento e ânimo deste blog.
Comente :)