A cutícula... tirar ou não das unhas??

Estudos dizem que o hábito comum no Brasil, tirar a cutícula pode comprometer a saúde e a estética da mulher. Isso porque a cutícula tem importante função de proteger a unha da entrada de microrganismos e produtos químicos. Removê-la completamente pode causar infecções e até distrofias e/ou distorção no formato da unha.

Pesquisa reveladora

Enfermeira do hospital Emílio Ribas, de São Paulo, Andréia Schunk fez uma pesquisa com cem manicures para sua tese de doutorado. Constatou que apenas 5% utilizavam luvas descartáveis, nenhuma lavava as mãos, 93% não realizavam a limpeza prévia dos instrumentos e apenas 7% utilizavam materiais descartáveis. Foi verificado baixo nível de conhecimento sobre as vias de transmissão, prevenção e risco em relação a agentes infecciosos. Uma manicure ou pedicure de cada 10 participantes apresentou marcadores sorológicos de Hepatite B e C, sendo 8% da B (muito acima da estimativa população de São Paulo) e 2% da C (dentro da amostragem paulista).

Diante de tantas constatações ameaçadoras, impossível não se perguntar: ir à manicure é seguro? "Sim, se a esterilização [dos materiais] for feita corretamente.O forninho utilizado em muitos dos salões de beleza que visitei não é um equipamento de esterilização: serve simplesmente para assar pães de queijo e alimentos. Os equipamentos ideais para realizar a esterilização são dois: estufa ou autoclave. E funcionam de fato quando utilizados adequadamente. Antes da esterilização, todos os instrumentos de inox e metal devem ser lavados com água, sabão, com auxílio de uma escova de cerdas macias. Depois, enxaguados, secos e embalados, e daí sim submetidos ao processo de esterilização”.

Eu particularmente tiro só de vez enquando ... entretando dá para se ter unhas bonitas e com cútila, é só hidratar, hidratar e hidratar. Esta é a principal dica para quem pretende parar de remover as cutículas. Existem no mercado produtos específicos, como canetas hidratantes, ceras e cremes redutores de cutícula, que com o tempo fazem a pele ficar cada vez mais fina e fácil de ser empurrada. E quanto mais o alicate é usado, mais rápido e espessa ela cresce. A dica é durante o banho, empurrar levemente a pele, além de manter as mãos, unhas e cutículas sempre hidratadas.

Então evitar “cutucar” as cutículas ou retirar sem necessidade os cantos das unhas, essa brincadeira pode lhe trazer problemas como a “Paroníquia”.

A “paroníquia” é uma inflamação que aparece ao redor do dedo e perto da unha, ela acontece quando você provoca algum tipo de lesão no dedo. Se você não tem pratica em retirar a cutícula na hora de fazer as unhas é melhor nem tentar, deixe a cutícula lá e assim que possível vá a manicure.

Os sintomas da “paroníquia” são: inchaço do dedo, calor, dor, e acumulo de pus.

No caso desses sintomas é recomendado que você deixe o dedo na água morna durante 15 minutos e depois repetir esse processo de 3 à 4 vezes por dia. É importante deixar o dedo na água morna pois assim você conseguira drenas o pus que ficou concentrado no local. E se o inchaço continuar por muito tempo você tem que procurar um dermatologista, e se mesmo assim o caso não melhorar com remédios o dermatologista terá que fazer um micro corte no dedo para poder retirar todo o pus.

Viu como uma simples brincadeira de retirar as cutículas em casa pode trazer um problemão para você?!


E o caso fica ainda pior para quem tem diabetes.


Ah! E se você que tem o costume de roer as unhas está ai comemorando, pode parar, porque quem roe as unhas também tem grandes chances de contrair a “paroníquia”.

    Comente com sua conta Google
    Comente com sua conta Facebook

4 comentários:

  1. Obrigada por seguir flor, e já vou seguir aqui tambem! Espero te ver mais vezes ok? beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu não costumo tirar cuticulas ainda bem,tenho pouca uso redutor que acho mais prático também,obrigada por comentar e seguir meu blog..estou aqui retribuindo e seguindo de volta claro...
    sigo como:andrea cardoso

    http://compatilhandocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. cruzes, realmente bem arriscado. ainda bem que eu mesma faça as minhas unhas!
    bjos
    www.monikinhaflor.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não sou de tirar cutículas pois dói demais se não souber tirar direito,obrigado por seguir meu cantinho,seguindo de volta bjs
    Liberdade lá vou eu
    http://simonebastos2007.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

A sua opinião é super importante para desenvolvimento e ânimo deste blog.
Comente :)