Quanto engordar na gravidez

Tenho lido várias mães na rede social preocupadas com o aumento do peso durante a gravidez. Essa preocupação é bem comum.

Eu no inicio estava engordando um quilo por mês e muito feliz, pois já estava acima do peso quando engravidei. Mas no final da gravidez relaxei e engordei ao todo 24 quilos.

Mas qual o peso ideal?

O ganho recomendável estará de acordo com o IMC antes da gravidez (índice de massa corporal=peso em kg/altura ao quadrado em metros). Para uma gestação saudável o ideal é o IMC estar entre 20 e 25 para evitar possíveis complicações, como hipertensão, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional ou que o bebê nasça pequeno no caso de baixo peso.

Caso você esteja grávida e fora da faixa ideal não se preocupe, podes tomar atitudes que ajudem a diminuir os riscos e manter a gestação saudável.

Com a tabela abaixo podes acompanhar o ganho de peso durante a gestação:

Segundo o livro “O que esperar quando você está esperando” (10ª edição, Editora Record) em média a gestante com peso ideal deve ganhar 2 quilos no primeiro trimestre, cerca de meio quilo por semana do quarto ao oitavo mês (10 kg) e no nono mês de 500g a 1 kg.

Conforme figura somente com a gravidez já engordamos cerca de 14,5kilos.

Dizem que aquelas que amamentam exclusivo e em livre demanda conseguem emagrecer tudo e mais um pouco em semanas. No meu caso que dei complemento, emagreci só um pouco...Então amamente muito!!!

O mais importante é manter o ganho de peso constante, sem oscilações bruscas nem para mais nem para menos. Não faça dietas e nada de comer por dois! Controle o peso e tenha uma dieta saudável!!!

Roberta Soares

    Comente com sua conta Google
    Comente com sua conta Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é super importante para desenvolvimento e ânimo deste blog.
Comente :)