A Origem do Desodorante



Desde a época do Império Romano que se tenta controlar o suor e o odor produzidos pelas axilas. Os homens desta época usavam pequenas almofadas aromatizadas debaixo das axilas para diminuir o odor provocado pelo suor.No início do século XX, os Estados Unidos fabricaram um produto a base de sulfato de potássio e sulfato de alumínio, que seria capaz de controlar o suor e diminuir o odor, e deram o nome de desodorante. Em razão do alto preço, o produto somente se espalhou no Ocidente. Após a Segunda Guerra Mundial os preços caíram e assim o desodorante se tornou acessível.

Hoje, o desodorante apresenta diversas formas que podem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada um, encontramos desodorantes aromatizados ou sem perfume, com ou sem álcool e os com ou sem agentes bactericidas. Podem ainda ser antitranspirante, que fecha cerca de 50% das glândulas sudoríparas, ou antiperspirante que reduz a formação do mau cheiro e a transpiração.

As variedades de desodorantes disponíveis no comércio são variadas: aromatizados ou não, com ou sem álcool, com ou sem agentes bactericidas e apresentados sob as formas de creme, spray ou roll-on.O desodorante ideal é aquele que a gente nem sente que está usando, que o cheiro e a consistência não incomodam. E não adianta seguir indicações de outras pessoas, você só saberá usando mesmo. O jeito é ir experimentando até encontrar o ideal.




Tipos de Desodorantes Antitranspirantes

Não só combatem o odor desagradável, como também a umidade. Contêm sais de alumínio que diminuem o fluxo de suor através dos poros. Sua eficácia é duradoura e muito superior a dos desodorantes comuns. A maioria dos antitranspirantes também funciona como desodorante, mas a maioria dos desodorantes não age como antitranspirante.

Aerossol
Refrescante, tem secagem rápida e pode ser compartilhado pela família.

Spray
Apesar de prático e barato, pode escorrer e causar ardor.

Roll-on
Apesar de prático para passar, demora a secar.

Stick
Tem aplicação seca, mas pode deixar resíduos brancos, manchando a roupa.

Creme
Aplica-se com os dedos, logo não é muito prático. É absorvido rapidamente e contém ingredientes emolientes que suavizam a pele. A forma cremosa é a mais indicada para quem precisa de uma proteção máxima.

Com Álcool
Acelera a secagem e controla a ação das bactérias, mas pode causar ardor ou irritar a pele.

Com Aloe Vera, Calêndula ou Camomila
Extratos vegetais que evitam irritações acalmam e deixam a pele mais macia.

Com Perfume
Prolonga a eficiência do desodorante, mas podem não ser ideais para peles sensíveis.

É preciso observar também como o seu organismo responde aos diferentes tipos de desodorantes para ter certeza de qual é o melhor. Isso vai de pessoa para pessoa, mas se você:


Tem pele sensível – deixe os produtos com álcool de lado e utilize aqueles que forem em creme.
Não transpira
– Neste caso o spray é boa pedida.
Sua demais – Os que melhor agem no controle do suor são os roll-on e os em creme.

A quantidade de sal inserida na composição do desodorante pode ser determinante no processo de alergias.

Fique atento!
    Comente com sua conta Google
    Comente com sua conta Facebook

2 comentários:

  1. Oie flor,segue ai ,http://www.vivighanem.blogspot.com.br/ ja estou te seguindo ;*

    ResponderExcluir
  2. ah que legal isso.. não fazia ideia da história do desodorante.. tão antigo e tem gente que ainda não usa! hahahahaha

    beijos

    http://charmynail.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

A sua opinião é super importante para desenvolvimento e ânimo deste blog.
Comente :)