Àlcool e seus efeitos...



O consumo de bebidas alcoólicas se tornou uma prática comum entre os indivíduos e, muitos deles, não conseguem abolir o seu consumo no dia-a-dia. Em virtude disso, resolvi postar isso em ritmo de carnaval, em algumas postagens, os efeitos do álcool no organismo e como seu consumo pode ser feito sem prejuízos à saúde.

O consumo de álcool se deve a vários fatores e, em geral, é apreciado em função de seu sabor, encanto, cor, aroma e outros efeitos inebriantes que provoca.

Entretanto, é necessário estar atentos a alguns pontos, para que seu consumo seja feito de forma consciente e sem prejudicar a saúde. De maneira geral, os efeitos da bebida alcoólica dependem de características individuais, como genética, estado geral de saúde, ambiente de uso, dose e tempo de ingestão.

O álcool é não pode ser estocado no organismo. Como uma substância tóxica, deve ser eliminado imediatamente. Desta forma, tem prioridade no metabolismo, alterando o metabolismo normal e favorecendo o estoque de gorduras no organismo, que se depositam preferencialmente na área abdominal.


Para quem bebe socialmente, o álcool é metabolizado por uma via que produz ATP, ou seja, energia. Assim, o consumo “social” de álcool pode gerar um ganho de peso. Para os etilistas crônicos, o metabolismo do álcool ocorre por uma via que, ao invés de gerar energia, gasta, ocasionando uma perda de peso e, a longo prazo, desnutrição.

O consumo de álcool pode trazer algumas conseqüências:

* Deficiência de vitaminas
* Diminuição da secreção de ácido gástrico, contribuindo para a um supercrescimento bacteriano no intestino
* Diminuição da imunidade
* Anemia
* Doença no fígado
* Má absorção
* Maior excreção de nutrientes pela urina

Estas são apenas alguns dos prejuízos obtidos através do consumo exagerado de álcool. É importante lembrar que estes fatores não aparecem sozinhos, e sim, em conjunto, o que agrava os efeitos negativos à saúde.
    Comente com sua conta Google
    Comente com sua conta Facebook

1 comentários:

  1. Oi! passa la no blog tem selo pra vc!
    http://princesona.blogspot.com/
    que situação feia o alcool faz com as pessoas.

    bjokas*

    ResponderExcluir

A sua opinião é super importante para desenvolvimento e ânimo deste blog.
Comente :)